CENTRAL DE AGENDAMENTO(011) 3181-8333

Visclin Oftalmologia - Agendamento Online

Estrabismo

Contamos com diversas especialidades, com profissionais habilitados e com experiência em cada área da oftalmologia.


Basicamente definido como "olhos desalinhados", que apontam para direções diferentes, podendo se manifestar de forma constante ou intermitente. O mais comum é manifestar-se na forma de olhas vesgos e, quase sempre, é acompanhado de ambliopia ("olho preguiçoso").

Além da ambliopia, também pode causar uma redução na percepção de profundidade (visão tridimensional) e visão dupla (diplopia). Além do mais, o estrabismo apresenta um aspecto cosmético, em que pode afetar inclusive a auto-estima. É mais comum nas famílias com uma história positiva do problema. Entretanto, muitos casos ocorrem sem qualquer história familiar.

No tratamento, pode ser necessário óculos, tampão e/ou cirurgia.

É possível saber que o paciente tenha estrabismo se:

  • os olhos apresentarem desvio para dentro ou para fora;
  • os olhos não se moverem juntos;
  • o ponto de luz que é refletido em cada um dos olhos não é simétrico;
  • a cabeça inclinar constantemente para um lado;
  • não é capaz de calcular profundidade
  • olhar para o sol só com um olho;
  • apresentar episódios frequentes de dor de cabeça.

Quando a criança apresenta estrabismo praticamente desde o nascimento, a causa geralmente é desconhecida, mas possui tratamento. Alta-ametropia (grau). catarata congênita, tumor ou outra doença do olho, que pode causar redução da visão, são causas de estrabismo. Várias condições neurológicas (paralisia cerebral, hidrocefalia, tumores do cérebro, entre outros) podem estar associadas ao estrabismo, mas a maioria das crianças que apresentam estrabismo não tem nenhuma anormalidade neurológica.

 

Voltar

Visclin Oftalmologia - Agendamento Online