Junho Violeta

A campanha consiste na realização de ações com o objetivo de divulgação sobre a doença do Ceratocone para educar a população, destacando-se o fato de que coçar e esfregar os olhos pode prejudicar e muito a visão.

Quinta, 06 de junho de 2019


O que é o Ceratocone?

O Ceratocone é uma doença da córnea tipo ectasia, na qual a córnea aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone. Esta alteração causa astigmatismo com irregularidade, o que leva a distorção das imagens e determina limitação para a eficiência das lentes de óculos. Apesar de poder levar a uma acentuada perda de visão, raramente leva à cegueira.

Com o tema “Esfregar e coçar os olhos prejudica a visão”, foi iniciada a campanha Junho Violeta no início deste mês. O objetivo é divulgar informações sobre os riscos do ceratocone. Coçar muito os olhos, pré-disposição genética ou ter parentes com Ceracotone são fatores de risco para a doença.

Embora não tenha cura, a doença tem tratamento. Por isso, é importante o diagnóstico precoce para evitar a sua progressão. Em casos iniciais, o uso de óculos é suficiente para a melhora da visão. Mas, em situações mais avançadas, pode ser necessária uma lente de contato rígida ou anéis intraestromais. Já em estágios ainda mais avançados, o paciente pode ser submetido ao transplante de córnea.

Consulte sempre o oftalmologista! A informação para promover o conhecimento e a tomada de consciência sobre a doença, são aspectos fundamentais, pois é possível ajudar verdadeiramente o paciente.

Fontes: tudosobreceratocone.com.br e Abioptica

 

Voltar

PRÉ-AGENDAMENTO

DE CONSULTA/EXAME
Atendimento
via Chat